Como saber se uma marca de azeite teve sua venda proibida ou se a fabricante tem registro no Ministério da Agricultura
22/10/2024
Confira como consultar a regularidade das marcas de azeite e se estão devidamente registradas no Ministério da Agricultura. Imagem de um azeite sendo derramado em uma tigela.
Pexels
Você está lá no mercado e fica na dúvida se aquela marca de azeite é verdadeira ou se foi adulterada.
Algumas dicas do Ministério da Agricultura são desconfiar de preços abaixo da média e não comprar azeite vendido a granel.
Outras maneiras que podem ajudar na hora de compra é verificar se a marca que você está comprando já teve a sua venda proibida ou se já entrou na lista de produtos falsificados. Veja a seguir.
➡️Confira se a marca de azeite já teve a venda proibida pelo Ministério da Agricultura
Marcas de azeite proibidas em outubro de 2024
Marcas de azeite proibidas em março de 2024
Marcas de azeite proibidas em dezembro de 2023
➡️Veja se o produto entrou na lista da Anvisa de produtos falsificados
Assim como o Ministério da Agricultura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também pode fazer apreensões e proibir o comércio de marcas de azeite.
Em seu site, o órgão disponibiliza uma ferramenta de pesquisa onde o consumidor pode consultar se um determinado produto está irregular ou se é falsificado. Ao entrar no site, basta inserir no campo Produto o nome da marca do azeite.
Ferramenta de pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber se um produto é falsificado.
Reprodução
➡️Verifique se a empresa tem registro no Ministério da Agricultura
Também é possível consultar se a distribuidora, importadora ou produtora de uma marca de azeite está registrada junto ao Ministério da Agricultura, no Cadastro Geral de Classificação (CGC).
De onde vem o azeite
Segundo o Ministério, o registro no CGC é obrigatório para empresas que processam, industrializam, beneficiam ou embalam azeites e outros produtos vegetais.
As informações ficam disponíveis neste link. No campo Estabelecimento, basta pesquisar o nome da empresa que distribuiu, importou ou produziu o azeite.
O Mapa monitora toda a cadeia produtiva para garantir que o azeite comercializado atenda aos padrões exigidos e que não contenha adulterações ou fraudes, como a mistura com óleos de qualidade inferior, acrescentou.
Azeitonas verdes e pretas: nascem na mesma árvore? O gosto é diferente? Veja curiosidades